Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Divórcio liminar

A possibilidade de decretação do divórcio sem a oitiva da parte contrária.

há 5 anos

É possível a decretação do divórcio em pouquíssimos dias??? SIM!


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em uma decisão vanguardista reconheceu a possibilidade de decretação do divórcio do casal de forma inicial no processo, sem que fosse necessário aguardar a “autorização” da parte contrária.

No caso em questão, o casal já havia tentado um processo de divórcio consensual que, no entanto, não chegou a bom termo, fazendo com que uma das partes buscasse a via litigiosa para a resolução da pendência.

Apesar do enrosco ter durado quase um ano e o Juiz de primeiro grau afirmar que o divórcio só poderia ser conhecido após a oitiva da parte contrária, em sede recursal e, em apenas três semanas, uma das partes obteve o divórcio no Tribunal Catarinense e, portanto, pode dar continuidade às novas relações jurídicas que a vida cotidiana exige.

Isso é possível por que o divórcio é um direito potestativo e, como tal, pode ser exercido por apenas um dos cônjuges, além do que, a Emenda Constitucional nº 66/2010, que alterou a redação do artigo 226 da Constituição Federal, tornou desnecessário o transcurso de prazo pré-estabelecido ou providência judicial anterior para a decretação do divórcio.

Assim, a decretação initio litis do divórcio, faz cessar os deveres conjugais, passando as partes a discutirem agora eventuais questões patrimoniais na partilha de bens e sobre filhos menores, se houver.

  • Publicações17
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações347
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-liminar/751027545

Informações relacionadas

Carla Sampaio, Advogado
Notíciashá 5 anos

Divórcio Impositivo

Geisa Costa, Advogado
Notíciashá 3 anos

Divórcio Unilateral

Divórcio litigioso: como funciona?Tudo que você precisa saber

Consultor Jurídico
Notíciashá 9 anos

Venda de bens do casal logo antes do divórcio é considerada nula no STJ

Andreza dos Santos Gomes, Advogado
Notíciashá 4 anos

Divórcio no Cartório - Divórcio Extrajudicial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)