Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Tenho a guarda do meu filho(a). Preciso de autorização do pai/mãe para viajar com ele?

Com a proximidade do verão muitas pessoas estão programando suas férias e pais e/ou mães solo precisam ficar atentos nas autorizações de viagem.

há 4 anos

No início de 2019 tivemos uma importante alteração legislativa:

Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos pode viajar desacompanhado dos pais ou responsáveis em expressa autorização. A regra anterior permitia viagens desacompanhadas a partir dos 12 anos.

Mesmo que você tenha a guarda do seu filho, seja ela unilateral ou compartilhada, nas viagens internacionais o outro genitor precisa autorizar a viagem, expressamente, através de documento com firma reconhecida em cartório.

Sem essa autorização as companhias aéreas não permitem o embarque e, o que era para ser uma aventura passa a ser um pesadelo.

As autorizações são exigidas, inclusive, nos casos de cruzeiros.

Caso o pai/mãe não autorizem, é necessário procurar um Advogado e ingressar na justiça com uma ação de suprimento de consentimento.

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE SUPRIMENTO DE CONSENTIMENTO PARA VIAGEM AO EXTERIOR. PRETENSÃO DA GENITORA EM VIAJAR PARA O EXTERIOR EM COMPANHIA DO FILHO MENOR SEM A EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO PAI. GENITOR QUE NÃO CONCORDA COM A VIAGEM. O art. 84, inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente, exige a apresentação de autorização expressa do pai que não acompanhará o menor em viagem internacional, com firma reconhecida em cartório. Forma especial exigida em lei. Ausência de comprovação da necessidade da viagem. Apelação desprovida. (Apelação Cível Nº 70080482862, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Jorge Luís Dall'Agnol, Julgado em 27/02/2019). (TJ-RS - AC: 70080482862 RS, Relator: Jorge Luís Dall'Agnol, Data de Julgamento: 27/02/2019, Sétima Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 01/03/2019)

No caso de viagens nacionais não se exige autorização quando:

1. Tratar-se de cidade vizinha da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se mesmo Estado, ou incluída na mesma região metropolitana;

2. a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau (tios e avós), comprovado documentalmente o parentesco;

3. De pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável (Ex. uma madrinha, amigos de família).

Em caso de dúvidas, procure um advogado especialista.

  • Publicações17
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28702
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tenho-a-guarda-do-meu-filho-a-preciso-de-autorizacao-do-pai-mae-para-viajar-com-ele/944638158

Informações relacionadas

Escritório Chang, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de suprimento judicial de autorização paterna

Juliana Marchiote , Advogado
Artigoshá 5 anos

Eu preciso de autorização do outro genitor para viajar com meu filho?

advogando a todos, Advogado
Artigoshá 6 anos

4) Guarda unilateral: há necessidade de autorização do genitor que não a detém na hipótese de mudança de cidade?

Suzanna Borges de Macedo Zubko, Advogado
Artigoshá 8 anos

Viagem ao exterior com filho menor de idade: quais documentos são necessários?

Mudam regras para autorização de viagem de crianças ao exterior

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho guarda unilateral, então só preciso da autorização do pai para viagens INTERNACIONAIS.
As viagens interestaduais não é preciso. Correto?
Sou de MG e tenho uma viagem pro RJ e tb pra SC. continuar lendo

Alguém te respondeu? Interessante sua pergunta… queria saber a resposta. Não fica claro em lugar nenhum continuar lendo

Olá Maurício, tudo bem?

Sendo viagem NACIONAL, quando a criança e/ou adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado de um dos pais ou de um responsável, não é necessário autorização do outro.

Logo, não importa quem tem a guarda, nem se essa guarda é unilateral ou compartilhada.

Basta que a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos esteja acompanhado de um ascendente (pai, mãe, avós..) ou colateral maior até o terceiro grau (ex. tio).

IMPORTANTE: o parentesco deve ser comprovado documentalmente.

Essa é a previsão do art. 83, § 1º,b, 1 do Estatuto da Criança e do Adolescente. continuar lendo

Olá,tenho a guarda dos meus filhos e o pai viajou dois dias com eles sem me avisar,voltaram doentes dessa viajem é certo eu tento a guarda dos meus dois filhos uma de 2 anos e outro de 8 não ser avisada da viajem ? continuar lendo

Tenho a guarda do meu filho , o pai é nascido na Irlanda e recentemente eles tiraram a cidadania do meu filho de lá tbm, como meu filho tem as duas cidadanias, o pai e família dele podem levar meu filho sem minha autorização? A guarda sendo unilateral ou compartilhada, meu filho tendo outra cidadania, pode ir sem minha autorização? continuar lendo

Quando na guarda compartilhada, os fins de semana estão definidos alternados, 1 com a mãe e 1 com o pai, porém a mãe nunca fica com o filho (nunca no sentido literal) aos fins de semana, mas envia para a praia com avós nos fins de semana que seriam os dela, o pai pode reclamar algo nessa situação? Pai é obrigado a ver a mãe dispensando a presença do filho e enviando para os cuidados dos avós todas as vezes?

Att, continuar lendo